Conheça os tipos de lareiras

Veja a seguir o que diferencia uma lareira de outra e os pontos a serem analisados na hora da escolha.

Conheça os tipos de lareiras: a lenha, a gás e a pellet

Durante o inverno é comum que a casa fique mais fria, principalmente nas regiões em que o inverno é mais rigoroso. Se o seu objetivo é deixar a casa bem aquecida, certamente, as lareiras são as melhores opções. Além disso, elas são um elemento decorativo que agrega beleza e sofisticação aos ambientes. Com as inovações do mercado, as lareiras têm tecnologias que tornam a produção de calor cada vez mais eficiente, segura e ecológica, proporcionando uma casa quentinha até nos dias mais frios.

Existem diversos tipos de lareira, por isso, separamos algumas para explicar como funcionam:

Lareira a Gás

Na lareira a gás, o calor é propagado pelas pedras vulcânicas que são aquecidas pelo fogo gerado através do ponto de gás. O acendimento é feito por energia elétrica, normalmente acionada por um botão. A lareira a gás pode ser instalada em diferentes locais da casa, desde que haja ligação com um ponto de gás de botijão ou encanado. Para maior segurança, é importante que o tubo que conduzirá o gás até o ponto seja de cobre.

Lareira a Pellet

Na lareira a pellets, o aquecimento do ambiente é realizado a partir da combustão do pellet, uma pastilha produzida através de resíduos prensados de madeira. A lareira a pellets pode ser instalada em qualquer ambiente da casa e o aquecimento é muito satisfatório. Também é necessário uma saída de chaminé para a exaustão dos gases e da fumaça gerada pela queima.

Lareira a Lenha

A lareira a lenha tradicional é um dos tipos de lareira mais conhecidos e antigos no uso do aquecimento residencial, mas com o avanço das tecnologias surgiram tipos de lareira a lenha mais modernas. É o caso dos calefatores, que são lareiras a lenha modernas fabricadas em aço carbono e vidros de cristal termo cerâmicos, garantindo máxima eficiência em aquecimento e segurança para toda família. O calefator a lenha conta com a tecnologia da dupla combustão, que potencializa a produção calorífica e mantém o calor prolongado por mais tempo. Por realizar uma combustão que aproveita a queima da lenha e também os gases liberados por essa queima, o calefator consome menos lenha e não libera fuligem no ambiente.

O que levar em consideração na hora de escolher a lareira?

Com tantos tipos de lareira, a escolha realmente se torna difícil, mas existem alguns pontos que você pode considerar na hora de escolher a sua, como:

  • Melhor custo-benefício;
  • Eficiência em aquecimento;
  • Espaço para instalação do equipamento;
  • Tecnologia no processo de queima;
  • Nível de consumo da lenha/pellet/gás;
  • Maior segurança para a família;
  • Design e beleza do equipamento.
  • Tamanho do ambiente que será aquecido